12 de junho de 2008

Vita somnium breve


Há as horas medonhas da noite. Já disse que a insônia me persegue. isto é, às vezes durmo. O mais, é um desaver, pausa pós-pausa.

[...]

Mas ocorre-me, mais que mais, aquele outro estado, que não é de viva vigília, nem de dormir, nem mesmo o de transição comum - mas é como se o meu espírito se soubesse a um tempo em diversos mundos, perpassando-se igualmente em planos entre si apartadíssimos.

[...]

Pinto aquele da 12ª lâmina do Tarô: o homem enforcado - o sacrifício, voluntário, gerador de forças. Esse, é o que me representa.

[...]

Sofro, mas espero. Antes de experiência, profundamente anímica. Tenho de tresmudar-me. Sofro as asas.

[...]


Guimarães Rosa, em Páramo (Estas Estórias) - imagem: Vita somnium breve, Boecklin
---

Nenhum comentário: