11 de abril de 2009

Guimarães Rosa na desciclopédia


Gente, tô postando demais aqui nos últimos dias. É um prazer solitário. Gosto de amontoar aqui as coisas que acho interessantes. Hoje li o artigo sobre o Rosa na desciclo.. ri muito. Vou ver se coloco umas pérolas aqui:


"É um caminhão cheio de dissertações".
Coxinha, numa conversa com Guimarães Rosa

"Vai... vai... vai te embora, carniça! Um leso desses, nem ele mesmo sabe o que escreve! Entrando pra academia brasileira de letras! Eu quero mais é que ele papoque! Vai aprender a escrever direito, alesado! "
Coxinha, após a saída do autor

"Cacildis!"
Mussum, lendo Cara de Bronze


E o texto crítico sobre um trecho da obra?

"No instante em que é capaz de habitar o cosmos do entreaberto, onde se processa a interpenetração dinâmica do sim e do não, O Menino realiza, na profundidade de seu próprio ser, o sutil intercâmbio dialógico da transcendência e da transdescendência. Dissociada da transdescendência, a transcendência conduz à infinitude vazia, que desvitaliza o homem. Separada da transcendência, a transdescendência reduz o homem à finitude subalterna, que o aniquila. Despotenciado pela liberdade sem rumo da infinitude transcendente, ou asfixiado pela opressividade sem perspectiva da finitude imanente, o homem definha e perece. A pura infinitude é sobrehumana, porque divina; a mera finitude é subhumana, porque animal. Apenas a transfinitude, irrompendo da tensão harmônica destes dois pendores complementares, permite ao homem consumar-se como homem, atualizando a dotação onírica de sua alma, potencializando a vocação poética de seu espírito e integralizando a sua alta missão órfica sobre a terra. Ao adquirir o dom dramático da transfinitude, o Menino transcende a aporia primitiva das duas rígidas margens da alegria, - a do bem incorpóreo e irreal e a do mal monstruoso e sobrenatural, - e se consagra na apoteótica conquista da Alegria definitiva da 'Terceira Margem do Rio', eternamente suspensa na fronteira abissal entre o ser e o nada, de onde não cessa de convidar o homem ao silêncio e à solidão, que propiciam a essencial consonância entre a imensidão do cosmos e a intimidade da alma"

MUITO BOM!

Pena não ter conseguido copiar e colar aqui o gráfico de inteligência que ia de 0 (Bush) a 10 (Guimarães Rosa).

Um comentário:

Unknown disse...

Tão intenso que depois desta leitura, só o que penso em fazer é tomar uma xícara de café e me perder absorta olhando pro cèu...

Encontro-me cada dia mais encantada pelo Guimarães!
Cada dia mais deslumbrada!